Congresso

André Fufuca pede que rombo das Americanas seja investigado

Líder do PP na Câmara tenta alcançar 171 assinaturas para abrir um comissão parlamentar de inquérito na Casa. CPI, se criada, terá 27 membros

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 16/01/2023 16:26 / atualizado em 16/01/2023 16:28
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Líder do PP na Câmara dos Deputados, André Fufuca, do Maranhão, trabalha para conseguir chegar a 171 assinaturas de seus colegas, com o objetivo de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso das Lojas Americanas, que na primeira quinzena deste mês anunciou uma dívida de cerca de R$ 20 bilhões.

O documento, no entanto, se atingir o total necessário para ser protocolado, só pode ser apresentado a partir do dia 2 do próximo mês, a fim de que fique protegido regimentalmente para tramitar na Casa. Se for vinculado ao sistema antes da próxima legislatura, que se inicia dia 1º de fevereiro, a CPI perde seu efeito.

Na solicitação, o parlamentar pede que a comissão, caso seja criada, seja composta por 27 membros titulares e igual número de suplentes, “para investigar, no prazo de até 120 dias, as inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectadas em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores”.

André Fufuca aponta que o anúncio da dívida bilionária ensejou os “pedidos de demissão dos recém-empossados presidente Sérgio Rial e do diretor de Relações com Investidores, André Covre, que estavam há apenas nove dias nos cargos” e faz ponderações acerca de danos a acionistas.

“O episódio com as Americanas, assim, afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços, sem que o poder público investigue e exponha tudo o que acontece em casos desse tipo”.

O Correio entrou em contato com o deputado federal, questionando o número de assinaturas do documento até as 15h30 desta segunda-feira (16/01), em quais partidos estariam concentradas as rubricas e para ter certeza de que o parlamentar só vai protocolar o requerimento após o dia 2 do próximo mês, mas até o fechamento deste conteúdo não obteve retorno.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE