Aportou no Supremo Tribunal Federal neste sábado (14/1) um habeas corpus preventivo em nome do ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, alvos de inquérito sobre os atos golpistas do último domingo (8/1) quando apoiadores do ex-chefe do Executivo invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes.
Autor da petição, Carlos Alexandre Klomfahs, bolsonarista, requer a 'expedição de salvo-conduto' para Bolsonaro e Torres 'desembarcarem no País, e o trancamento da investigação sobre a ofensiva violenta por 'ausência absoluta de indícios mínimos de autoria e materialidade'. O ex-ministro da Justiça chegou ao Brasil na manhã deste sábado (14) e foi preso pela Polícia Federal.
- Defesa de Bolsonaro se pronuncia após Moraes atender pedido para investigação
- Ex-ministro Anderson Torres é preso após desembarcar em Brasília
- Randolfe diz que prisão de Torres é recado a quem desrespeitou lei por 4 anos
Para o advogado, a inclusão de Torres e Bolsonaro como investigados nas apurações sobre os atos golpistas se deu 'sem lastro em indícios mínimos'. Os dois se tornaram alvo de investigações a pedido da Procuradoria-Geral da República. Klomfahs alega suposta 'violação ao princípio da imparcialidade do julgador'.
Segundo a petição, a decisão que acolheu os pedidos da PGR e colocou o ex-presidente e o ex-ministro na mira dos investigadores não conta com 'lastro probatório mínimos para instauração de procedimento penal'.
Com relação a Bolsonaro, Klomfahs argumenta que o ex-presidente tem saúde 'delicada em face dos procedimentos médicos necessários' e deve ter sua 'presunção de inocência assegurada, desde os procedimentos preparatórios penais, como o referido inquérito, evitando qualquer eventual prisão midiática'. Não há nenhuma ordem de prisão contra o ex-presidente.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Brasil Covid-19: Fiocruz alerta para possível avanço da variante XBB no Brasil
- Ciência e Saúde Por que é tão boa a sensação de comer chocolate, segundo cientistas
- Diversão e Arte Piettro e Luíza Lapa lançam 'Irresponsável', segunda parceria da dupla
- Economia Lula vai relançar Minha Casa, Minha Vida em viagem à Bahia no dia 20
- Economia Justiça do Rio suspende bloqueio de bens do Gupo Americanas
- Mundo Mais cinco documentos confidenciais são encontrados na casa da família Biden
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.