A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, tem na agenda institucional da Corte desta sexta-feira (13/1) uma reunião agendada com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), às 14h30. A informação, dada pelo titular da pasta federal em coletiva de imprensa nesta manhã, foi confirmada pelo Correio com a assessoria do Supremo.
Na quinta-feira (12), o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também esteve no STF, com Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffolli.
Saiba Mais
- Política Veja nomes de empresas e pessoas suspeitas de patrocinar ato em Brasília
- Política Infiltrados em protesto? As fake news que se espalharam após eleições e invasão em Brasília
- Política "Suscita uma série de indagações", diz Gilmar Mendes sobre minuta golpista
- Política "A PMDF não está feliz, está machucada", diz interventor Ricardo Capelli
Em publicação nas redes sociais, Rodrigo Pacheco disse que o encontro ocorreu para sua manifestação de “solidariedade em razão da invasão e dos ataques sofridos pelo Supremo, no último domingo, por uma minoria de extremistas”. “Dos ministros, ouvi relatos do planejamento da reparação dos danos ao edifício-sede, severamente vandalizado”, publicou.
No encontro, manifestei minha solidariedade em razão da invasão e dos ataques sofridos pelo Supremo, no último domingo, por uma minoria de extremistas. Dos ministros, ouvi relatos do planejamento da reparação dos danos ao edifício-sede, severamente vandalizado. pic.twitter.com/vcuz7jPdoG
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 13, 2023
Para o encontro de logo mais, Flávio Dino afirmou que planeja prestar solidariedade também, pelas mesmas razões. Na ocasião, deve ser entregue uma réplica da Constituição resgatada à ministra. A reunião acontece quatro dias após o presidente Lula (PT) ir, ao lado de Rosa Weber de braços dados, do Palácio do Planalto ao STF a pé, depois de se reunir com governadores, com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, Veneziano Vital (MDB-AL), primeira vice-presidente do Senado e que na ocasião representou Pacheco, e Augusto Aras, procurador-geral da República.
As articulações entre os chefes dos Poderes é uma resposta aos ataques criminosos realizados por bolsonaristas no último domingo (8). Até a publicação deste conteúdo não havia confirmação da participação de demais ministros do STF na agenda de Rosa Weber e Flávio Dino desta tarde.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Randolfe pede ao STF abertura de novo inquérito contra Torres e Bolsonaro
- Política Procuradores pedem investigação contra Bolsonaro por crime de incitação
- Política Ataque aos Poderes: Mercado não vê risco maior de conflito e aguarda pacote fiscal, diz Meirelles
- Política Como será a defesa dos presos após invasões e vandalismo em Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.