agressão verbal

Bolsonarista ataca Zanin, advogado de Lula, em aeroporto de Brasília; veja

Vídeo do momento em que Cristiano Zanin é xingado foi divulgado na internet pelo homem que o agrediu verbalmente advogado

Correio Braziliense
postado em 11/01/2023 19:36 / atualizado em 11/01/2023 23:24
 (crédito: Reprodução/ Twitter)
(crédito: Reprodução/ Twitter)

Cristiano Zanin, advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi xingado e ameaçado dentro de um banheiro no Aeroporto Internacional de Brasília — enquanto escova os dentes. O vídeo da agressão verbal e ameaça circula nas redes sociais desde a manhã desta quarta-feira (11/1), quando o episódio aconteceu.

Zanin havia acabado de desembarcar na Capital Federal e estava escovando os dentes no banheiro do aeroporto quando foi abordado por um homem, vestido com uma camiseta de cor laranja, que começa a proferir ofensas contra o advogado. “Vagabundo. Em, vagabundo. Aqui, do meu ladinho, olha. Como pode um cara se corromper tanto assim ne?!”, disse o agressor.

  • Homem agride verbalmente Cristiano Zanin, advogado de Lula Reprodução/Twitter

Sem reagir às ofensas, Zanin termina de escovar os dentes, enxuga o rosto e o agressor continua filmando, colocando o celular bem próximo ao rosto do advogado. “Safado, olha aqui para a câmera. Dá um tchauzinho, Safado”, falou o homem. Em seguida, ele ameaça o advogado do presidente e diz que tem “vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”.

“Safado, tem vergonha não? Vergonha pelo seu país. Safado. Tinha que tomar um pau de todo mundo”, continuou o homem. No final do vídeo, é possível ver quando Zanin sai do banheiro, acompanhado do agressor, e fala com um segurança do aeroporto.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Correio Braziliense (@correio.braziliense)

OAB vai pedir abertura de investigação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que vai acionar a polícia para abertura de investigação a fim de identificar o autor das agressões contra Zanin e aplicação das devidas punições. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, defendeu que todas as pessoas devem ter uma defesa qualificada e que o compromisso da Ordem é com "o Brasil e com a advocacia, não com ideologias ou governos". 

"Episódios como o desta quarta-feira merecem um contundente repúdio e a adoção das medidas necessárias, pelas autoridades competentes, para a punição dos responsáveis, sendo a eles garantido o devido processo legal, o direito à ampla defesa e ao contraditório", ressaltou Simonetti, em nota enviada ao Correio

Nas redes sociais, internautas repercutiram o episódio e estão se mobilizando para ajudar na identificação do autor das ofensas.

Veja o pronunciamento da OAB na íntegra:

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera inaceitáveis agressões físicas ou verbais contra quaisquer advogadas ou advogados em decorrência de sua atuação profissional, como vem ocorrendo frequente e sistematicamente no país. A advocacia deve ser respeitada ao exercer suas obrigações constitucionais, não importa quem sejam seus representados.

A OAB manifesta solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, covardemente agredido e ameaçado nesta quarta-feira, no aeroporto de Brasília, e desagrava todos os advogados e advogadas atacados em função da ideologia ou das opiniões de seus clientes.

O Estado Democrático de Direito pressupõe que todas as pessoas devem ter acesso a uma defesa qualificada, independentemente das acusações ou mesmo de culpa que recaem sobre elas. Assim, a OAB atuou de forma veemente em favor dos colegas que sofreram diversas tentativas de abuso, no passado, por parte de operações e também em favor dos profissionais que, neste momento, representam clientes investigados pelo STF.

O mesmo ocorre em relação às advogadas e advogados que atuam em favor dos presos após os atos violentos do domingo. O Conselho Federal dá suporte a todos os atos da OAB-DF para assegurar o respeito às prerrogativas da profissão, principalmente para viabilizar o acesso da advocacia a seus clientes e a participação de advogados e advogadas nas audiências de custódia de quase 700 detidos.

O compromisso da OAB é com o Brasil e com a advocacia, não com ideologias ou governos. Por esse motivo, episódios como o desta quarta-feira merecem um contundente repúdio e a adoção das medidas necessárias, pelas autoridades competentes, para a punição dos responsáveis, sendo a eles garantido o devido processo legal, o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE