Atos antidemocráticos

PGR pede ao STF inquérito contra Ibaneis, Torres e ex-chefe da PM-DF

"Não há dúvida, portanto, de que todos agiam em concurso de pessoas, unidos pelo vínculo subjetivo para a realização da obra comum, devendo ser rigorosamente responsabilizados por seus atos", destaca o requerimento

Rafaela Gonçalves
postado em 10/01/2023 18:08 / atualizado em 10/01/2023 18:09
 (crédito: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília)
(crédito: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília)

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na tarde desta terça-feira (10/01), a instauração de um inquérito específico para investigar a conduta do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e do ex-comandante da PM-DF Fábio Augusto Vieira, pelos atos de vandalismo nas sedes dos três Poderes, no último domingo (8/1).

“Não há dúvida, portanto, de que todos agiam em concurso de pessoas, unidos pelo vínculo subjetivo para a realização da obra comum, devendo ser rigorosamente responsabilizados por seus atos”, destaca o requerimento. Leia o documento na íntegra neste link.

Moraes vem fechando o cerco dos responsáveis pela segurança da capital federal no dia dos ataques bolsonaristas. No início da tarde desta terça, o ministro pediu a prisão do ex-comandante da PM e de Torres, que está fora do Brasil. A casa de Torres está passando por buscas da Polícia Federal.

Mais cedo, o interventor federal nomeado pelo presidente Lula (PT), Ricardo Cappelli, acusou o ex-secretário de Segurança Pública, que foi ministro de Jair Bolsonaro (PL), por “sabotagem”, pela a troca de agentes experientes dias antes das invasões e a viagem do então secretário, que embarcou com a família para Orlando, nos Estados Unidos, na véspera das invasões em Brasília.

O interventor fez uma comparação ao esquema de segurança da posse presidencial, no dia 1º de janeiro, em que a operação foi cumprida de forma exitosa. “O que mudou é que no dia 2 de janeiro o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, assume o comando da secretaria de Segurança do Distrito Federal, faz uma série de alterações na direção da secretaria e viaja”, disse Cappelli, ao apontar o problema na corporação. “Se isso não é sabotagem eu não sei o que é”, declarou.

Durante os ataques terroristas, o governador anunciou a demissão de Torres, a exoneração foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Na noite do mesmo dia, Moraes determinou o afastamento de Ibaneis por 90 dias.

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE