A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na tarde desta terça-feira (10/01), a instauração de um inquérito específico para investigar a conduta do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e do ex-comandante da PM-DF Fábio Augusto Vieira, pelos atos de vandalismo nas sedes dos três Poderes, no último domingo (8/1).
“Não há dúvida, portanto, de que todos agiam em concurso de pessoas, unidos pelo vínculo subjetivo para a realização da obra comum, devendo ser rigorosamente responsabilizados por seus atos”, destaca o requerimento. Leia o documento na íntegra neste link.
Moraes vem fechando o cerco dos responsáveis pela segurança da capital federal no dia dos ataques bolsonaristas. No início da tarde desta terça, o ministro pediu a prisão do ex-comandante da PM e de Torres, que está fora do Brasil. A casa de Torres está passando por buscas da Polícia Federal.
Mais cedo, o interventor federal nomeado pelo presidente Lula (PT), Ricardo Cappelli, acusou o ex-secretário de Segurança Pública, que foi ministro de Jair Bolsonaro (PL), por “sabotagem”, pela a troca de agentes experientes dias antes das invasões e a viagem do então secretário, que embarcou com a família para Orlando, nos Estados Unidos, na véspera das invasões em Brasília.
O interventor fez uma comparação ao esquema de segurança da posse presidencial, no dia 1º de janeiro, em que a operação foi cumprida de forma exitosa. “O que mudou é que no dia 2 de janeiro o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, assume o comando da secretaria de Segurança do Distrito Federal, faz uma série de alterações na direção da secretaria e viaja”, disse Cappelli, ao apontar o problema na corporação. “Se isso não é sabotagem eu não sei o que é”, declarou.
Durante os ataques terroristas, o governador anunciou a demissão de Torres, a exoneração foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Na noite do mesmo dia, Moraes determinou o afastamento de Ibaneis por 90 dias.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Ministério dos Direitos Humanos monitora situação de golpistas detidos
- Política AGU quer dados de golpistas preservados por operadoras e redes sociais
- Política Interventor fala em "sabotagem" de Anderson Torres durante atos golpistas
- Política Mourão critica prisões de bolsonaristas e chama governo Lula de "amador"
- Política 'Reação da classe política no Brasil após invasões foi mais corajosa que nos EUA após Capitólio'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.