O Ministério Público de Contas pediu o bloqueio de bens do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O pedido foi feito pelo subprocurador-Geral do MP, Lucas Rocha Furtado, ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Motivado pelos ataques terroristas aos prédios-sede dos Três Poderes do último domingo (8/1), Furtado ainda pediu o bloqueio de bens de “outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”.
O TCU abriu investigação para apurar financiadores, idealizadores e autores dos vandalismos na capital. Com relatoria do ministro Vital do Rêgo, a ação também tem Ibaneis e Anderson Torres como alvos. Caso seja constatada omissão por parte dos agentes públicos, eles poderão ser cobrados pelos danos causados ao patrimônio público.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, ainda no domingo, o afastamento do governador do DF por 90 dias. Ele considerou que as forças de segurança não impediram os atos terroristas.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.