Atos antidemocráticos

"As instituições irão punir todos os responsáveis", diz Moraes sobre atos terroristas

O magistrado afirmou que a desmobilização dos acampamentos bolsonaristas foi "necessária para garantir a democracia, para mostrar que não há apaziguamento nas instituições brasileiras"

Rafaela Gonçalves
postado em 10/01/2023 12:38
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou que o combate aos atos de terrorismo em Brasília vai continuar, e prometeu punição a quem incentivou os ataques de vandalismo. “Dentro da legalidade, as instituições irão punir todos os responsáveis, todos. Aqueles que praticaram os atos, aqueles que planejaram os atos, aqueles que financiaram os atos e aqueles que incentivaram, por ação ou omissão. Porque a democracia irá prevalecer”, declarou, durante a posse do novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (10/01).

Moraes determinou a desmobilização de todos os acampamentos de bolsonaristas no país, com a prisão de quem permanece no local. Apenas em Brasília, 1,2 mil pessoas foram detidas ontem e seguem na sede da Academia da PF, onde estão sendo ouvidos por 50 equipes da Polícia Judiciária.

O magistrado afirmou que a operação foi “necessária para garantir a democracia, para mostrar que não há apaziguamento nas instituições brasileiras”. “Se o apaziguamento tivesse dado certo, não teríamos tido a Segunda Guerra Mundial. A ideia de apaziguamento é por covardia ou por interesses próprios. Temos que combater firmemente o terrorismo, as pessoas antidemocráticas, as pessoas que querem dar o golpe, que querem o regime de exceção", afirmou.

O ministro frisou ainda que é preciso “combater firmemente o terrorismo” e que “instituições não irão fraquejar”: “Não achem, esses terroristas que até domingo faziam baderna e agora estão presos, querendo que a prisão seja uma colônia de férias, não achem que as instituições irão fraquejar.”

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE