Para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é responsável “política e intelectual, inclusive de financiamento” sobre os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no domingo (8/1). A declaração foi dada durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (9/1), em que o ministro das Relações Institucionais foi o convidado da noite.
- Câmara dos Deputados aprova intervenção federal na segurança do DF
- Vídeo mostra bolsonaristas detidos em ginásio da PF para triagem
“Eu diria que Bolsonaro e o bolsonarismo são os mentores intelectuais e inspiradores espirituais e certamente uma parte do bolsonarismo financiou essas atitudes da tentativa de golpe no dia de ontem. Não tenho dúvida da responsabilidade política e intelectual, inclusive de financiamento, de Bolsonaro e do bolsonarismo quanto aos atos de ontem”, declarou.
O ministro afirmou, ainda, que a apuração sobre o envolvimento de Bolsonaro e de líderes bolsonaristas está em curso. “Vamos atrás de quem tem financiado e vamos atrás da responsabilidade de qualquer agente político, inclusive o ex-presidente da República não está protegido de qualquer apuração sobre a responsabilidade material dos atos de ontem”, pontuou.
"Se isso (o envolvimento nos atos) chegará ou não ao presidente Bolsonaro, só o processo de investigação dirá. Mas está claro pra mim a responsabilidade de Bolsonaro. Na minha opinião, o que ele fez ao longo dos quatro anos estimula o que aconteceu no dia de ontem", acrescentou.
"Não tenho dúvida da responsabilidade política e intelectual, inclusive de financiamento, de Bolsonaro nas atitudes de ontem", afirma Alexandre Padilha.#RodaViva@padilhando pic.twitter.com/6oXEvIT6JU
— Roda Viva (@rodaviva) January 10, 2023
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Em Brasília, Fátima Bezerra define atos como "golpistas" e "terroristas"
- Política Prefeito de Aracaju lamenta destruição patrimônio cultural por vândalos
- Política Recuperação do Senado após atos golpistas deve custar até R$ 4 milhões
- Política Barroso ironiza pichação de "perdeu, mané" com erro gramatical: "De lascar"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.