RODA VIVA

Padilha sobre atos golpistas: "Desconfiança" com pessoas das Forças Armadas

A declaração foi dada durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (9/1), em que o ministro das Relações Institucionais foi o convidado da noite

Talita de Souza
postado em 10/01/2023 00:13 / atualizado em 10/01/2023 15:48
 (crédito: Reprodução/Roda Viva)
(crédito: Reprodução/Roda Viva)

Um dia após a invasão de extremistas bolsonaristas na sede dos Três Poderes em Brasília, neste domingo (8/1), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, diz que o governo Lula tem uma desconfiança de que integrantes das Forças Armadas estejam envolvidos com os atos golpistas.

“Existe desconfiança sobre indivíduos, sobre pessoas, que compõem as Forças Armadas? Existe! Porque tem um conjunto de instituições brasileiras que foram contaminadas pelo bolsonarismo, contaminadas pelo golpismo”, declarou o ministro.

A declaração foi dada durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (9/1), em que o ministro das Relações Institucionais foi o convidado da noite. O ministro ainda declarou que há um grupo de indivíduos que “fazem uma gincana para copiar o Capitólio”, ao se referir à invasão na sede do Legislativo dos Estados Unidos para impedir a diplomação de Joe Biden como presidente da nação em 6 de janeiro de 2021.

“Esse grupo está contaminado pela experiência da extrema direita internacional que não respeita a democracia. Parece que tem indivíduos inclusive nas Forças Armadas, em outros agentes de segurança, em outras instituições, que parecem fazer uma gincana tentando copiar o Capitólio, foi isso que tentaram ontem”, pontuou.

Apesar da desconfiança com integrantes das Forças Armadas, Padilha frisa que não há qualquer dúvida sobre a liderança de José Múcio, ministro da Defesa. “Existe sim desconfiança em relação a indivíduos, mas não em relação a instituições”, declarou.

“Inclusive eu quero dizer sobre a liderança do ministro José Múcio que de forma correta, sem levar à vítimas, foi feita a desobstrução durante a noite e a detenção de quem tava cometendo crimes contra a democracia a partir da frente do quartel do Exército aqui em Brasília”, elogiou Padilha.

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE