O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone na tarde desta segunda-feira (9) com o presidente americano Joe Biden. Segundo a assessoria do Planalto, o líder americano transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil.
- Lula se reúne com governadores sobre atos golpistas; acompanhe ao vivo
- Lula sobre telefonema com Clinton e presidente cubano: "Solidariedade"
"O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança".
Ainda segundo o comunicado, Biden convidou Lula a visitar Washington no início de fevereiro. Lula aceitou o convite, mas não foi divulgada uma data específica.
Mais cedo, Lula comentou por meio das redes sociais as conversas telefônicas ocorridas durante a tarde também com o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Segundo o chefe do Executivo, eles lamentaram os atos terroristas e manifestaram “solidariedade com o povo brasileiro”. “Conversei por telefone com o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que lamentaram os atos golpistas de ontem e manifestaram sua solidariedade com o povo brasileiro”, escreveu.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Presidente interina do CFM comemorou invasão aos Três Poderes: "Perdeu Mané"
- Diversão e Arte Comitê Brasileiro de História da Arte afirma que extremistas precisam ser punidos
- Cidades DF Manifestantes pedem impeachment de Ibaneis após vandalismo em Brasília
- Diversão e Arte Famosa atriz da Globo se assumiu aos 44 anos: "Beijar mulheres"
- Política Antes de ataques, Torres trocou equipe que monitorava golpistas no DF
- Política Hospital em Orlando nega que Bolsonaro esteja internado no local
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.