A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil) lamentou os ataques terroristas no Congresso Nacional feitos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mulher do ex-juiz e senador paranaense Sergio Moro (União Brasil) disse que a invasão bolsonarista ficará marcada “como um triste capítulo nos livros de história”. Ela lamentou a destruição do patrimônio público na qual classificou ser “de todos nós”.
“Com a perda da razão, perdeu-se a legitimidade, e Lula continua presidente. Vandalismo não é o caminho”, escreveu a deputada federal no Twitter. “O caminho é debate sério, é construir uma oposição com fundamento na razão e na Lei para garantir avanços em nosso país. O dia de ontem entrará como um triste capitulo nos livros de história”, seguiu.
Para Rosângela, eleita para a Câmara dos Deputados representando São Paulo com mais de 217 mil votos, é preciso “registrar é que a direita não é arruaceira”. “Algumas pessoas perderam a razão e por seus atos e excessos precisam ser responsabilizadas”.
Saiba Mais
Invasão aos Três Poderes
Vestidos de verde e amarelo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) nesse domingo (8). Estima-se que 4 mil pessoas participaram da ação em Brasília. Até esta segunda-feira (9), cerca de 1.200 estavam detidas no QG do Exército.
Inconformados com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os bolsonaristas ocuparam os Três Poderes para pedir um golpe militar. Foram quebrados objetos históricos, obras de artes, móveis e vidraças. Houve invasão a gabinetes e roubo de documentos e armas.
Após o ataque, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Horas depois, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar Ibaneis Rocha do governo do DF por 90 dias.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo A brasileira que aprendeu percussão em ONG de SP e hoje toca em programa de sucesso na TV americana
- Política Flávio Bolsonaro tentou esconder participação de família, diz senador
- Política Os três focos das investigações sobre ação de bolsonaristas em Brasília
- Política Os 3 erros que levaram às invasões em Brasília, segundo especialistas
- Esportes Mourinho recusou proposta da seleção brasileira, diz imprensa italiana
- Política Bolsonarista alega "tratamento desumano" após ser detida pela polícia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.