O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, foi ao Twitter para condenar o “atentado à democracia” promovido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (8). Os radicais invadiram e causaram severa destruição nas sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
I condemn the assault on democracy and on the peaceful transfer of power in Brazil. Brazil’s democratic institutions have our full support and the will of the Brazilian people must not be undermined. I look forward to continuing to work with @LulaOficial.
— President Biden (@POTUS) January 8, 2023
O grupo extremista se organiza desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais do ano passado. Desde as eleições de 2018, Bolsonaro ataca o processo eleitoral brasileiro, o que tem influência sobre o eleitorado, que passou também a desconfiar da segurança das urnas, mesmo sem provas ou indícios de falhas ou fraude no sistema.
Biden também sofreu tentativa de golpe nos Estados Unidos. Nas eleições de 2020, o ex-presidente americano, Donald Trump — líder de extrema direita e aliado de Bolsonaro —, também atacou o processo eleitoral e democrático do país. Em 6 de janeiro de 2021, no dia da diplomação de Biden como presidente da República dos Estados Unidos, radicais trumpistas também invadiram o Capitólio, a sede do Congresso americano, para tentar impedir que o Democrata assumisse a presidência.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.