Pelo menos seis profissionais de diferentes veículos de imprensa foram agredidos por manifestantes extremistas que realizaram atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (8/1). Os relatos envolvem roubos e danos à equipamentos, além de agressões verbais por parte dos vândalos.
Um repórter da TV Band teve o celular destruído enquanto filmava o ato, mas não chegou a ser agredido. Uma repórter fotográfica do portal Metrópoles foi derrubada por manifestantes e teve o equipamento danificado.
Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.
Um repórter da Agência France Press teve o equipamento e celular roubado e teria sido agredido. Um repórter fotográfico da Folha também teve o equipamento roubado, assim como um repórter fotográfico da Agência Reuters, que teve o material de trabalho e o celular roubados. Um repórter do jornal O Tempo foi agredido por criminosos que chegaram a apontar uma arma de fogo para ele, no Congresso Nacional.
Extremistas participam de atos antidemocráticos neste domingo (8/1), em Brasília. O Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi invadido e depredado. Os manifestantes ocuparam, anteriormente, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Lira critica ato e se põe à disposição para reunião entre chefes dos Poderes
- Política Janones defende afastamento e prisão do governador do DF
- Política Atentado em Brasília: ida de radicais pode ter sido financiada
- Política Oxfam Brasil condena invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.