Extremistas que participam dos atos antidemocráticos neste domingo (8/01), em Brasília, também invadiram o Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os manifestantes ocuparam, anteriormente, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente ainda não falou.
URGENTE!
Terroristas bolsonaristas invadem Congresso Nacional e tentam invadir Palácio do Planalto. Conivência das forças de segurança do DF é flagrante. A democracia volta a ser ameaçada. É preciso uma reação enérgica! pic.twitter.com/edtHc4hnP5
— Juliano Medeiros (@julianopsol) January 8, 2023
Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.
Os grupos começaram a mobilização por volta das 14h deste domingo. A Esplanada dos Ministérios estava fechada deste sábado (7/01), devido os atos bolsonaristas programados para este domingo. As manifestações foram organizadas nos últimos dias por meio de grupos de apoio ao ex-presidente no WhatsApp e Telegram, com o intuito de “cercar Brasília” e “parar tudo”.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.