Poder

Ex-ministro de Bolsonaro critica linguagem neutra adotada no governo Lula

Victor Godoy, que foi ministro da Educação no governo Bolsonaro, disse que linguagem neutra pode 'prejudicar alfabetização' das crianças

Estado de Minas
postado em 07/01/2023 16:33
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O ex-ministro da Educação Victor Godoy usou as redes sociais, na manhã deste sábado (7/1), para criticar a linguagem neutra adotada pelo governo Lula.

Criticada durante a era Bolsonaro, linguagem foi utilizada em cerimônias de posse de ministros do novo governo.

A linguagem neutra é utilizada para se referir a pessoas que não se identificam com o gênero masculino nem com o feminino e demonstra um movimento de inclusão da comunidade LGBTQIAPN+.

Para o ex-ministro, Lula está adotando a linguagem neutra para "agradar uma parcela minoritária da população" e acredita que este movimento pode impactar o processo de alfabetização das crianças.

"Enquanto Ministro da Educação, fui contra o uso da linguagem neutra, preservando o mais belo edifício nacional: a língua portuguesa. A linguagem neutra impactará significativamente o processo de alfabetização em nosso país. (...) É lamentável ver nossa língua ser deturpada em cerimônias oficiais do governo, justamente por quem deveria zelar por um dos maiores patrimônios do povo brasileiro", criticou o ex-ministro.

"A linguagem neutra trará retrocessos preocupantes para a alfabetização. Para agradar uma parcela minoritária da população, podem colocar em risco a educação de milhões de crianças, prejudicando o futuro de nossa nação", completou.

'Todes'

Durante a posse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a cerimonialista se dirigiu ao público com "todos, todas e todes". A utilização do pronome neutro também ocorreu nas cerimônias dos ministérios de Direitos Humanos e da Cidadania, da Cultura, da Mulher, e das secretarias Geral da Presidência e de Relações Institucionais.

O termo "todes" também foi utilizado pela primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, na cerimônia de transmissão de cargo da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Com o uso do termo, o assunto foi parar no trending topics do Twitter e dividiu opiniões.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE