Petrolífera

Caio Paes de Andrade renuncia ao cargo de presidente da Petrobras

Paes de Andrade havia sido indicado por Jair Bolsonaro. A saída dele abre espaço para que o conselho da Petrobras avalie o nome de Jean Paul Prates - indicado por Lula - para o comando da petrolífera

Francisco Artur
postado em 04/01/2023 09:35
 (crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
(crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O então presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade deixou o comando da empresa nesta terça-feira (3/1). Em sua carta de renúncia, ele alegou motivos pessoais. Paes de Andrade assumirá a Secretaria de Gestão do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos).

O Conselho de Administração da Petrobras deverá formalizar a renúncia do ex-presidente na manhã desta quarta-feira (4/1). Paes de Andrade havia sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em junho do ano passado. Ele foi o quarto comandante a assumir a estatal durante a gestão do ex-presidente filiado ao PL.   

A saída de Paes de Andrade abrirá caminho para que a Petrobras analise a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar e ser membro do Conselho de Administração da empresa. Prates é o nome defendido pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Caso seu nome seja aprovado pelo conselho da petroleira, o senador pretende rever a política dos combustíveis. A Petrobras adota o modelo de Preço de Paridade Internacional (PPI), o que faz com o que o valor da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE