ministérios

Jader Filho toma posse como ministro das Cidades e defende moradia popular

Ministro diz que pretende deixar como marca as reconquistas na área social, tendo como destaque o programa Minha Casa Minha Vida

Taísa Medeiros
postado em 03/01/2023 19:20 / atualizado em 03/01/2023 19:20
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O novo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, presidente do MDB no Pará, tomou posse, nesta terça-feira (3/1), em cerimônia realizada em Brasília. Jader é filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e irmão mais velho do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB).

No primeiro discurso após assumir o cargo, Jader deu destaque ao Programa Minha Casa Minha Vida, cuja retomada será uma das prioridades da pasta. “Um programa tão importante para o país, reconhecido pela população, mas que infelizmente havia sido descontinuado. Todo político, todo gestor público, e me considero um gestor, quer deixar sua marca de alguma forma. A minha, vocês podem anotar, será a das reconquistas na área social. E nela, tem destaque mais do que especial, o Minha Casa Minha Vida”, frisou, sob aplausos da plateia.

O ministro relembrou o problema do déficit habitacional no Brasil, o qual se tornou ainda mais crítico após a pandemia. “O efeito do desmonte do programa Minha Casa Minha Vida sob o cotidiano da população carente foi desastroso. Somente durante a pandemia, mais de 1 milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo”, citou. Antes da pandemia, em 2019, o Brasil registrou um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias, segundo a Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel.

Dignidade

O ministro Jader Barbalho Filho salientou que, para além da distribuição do programa nas diferentes regiões do país, é preciso garantir a dignidade. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o “Minha Casa Minha Vida tem que ter varanda”. “Quando ele diz varanda, em sua sabedoria, ele quis dizer dignidade. Tem que ajudar a diminuir as enormes desigualdades em nosso país. Não é porque a pessoa precisa do apoio do governo que pode se receber uma obra qualquer. Não é assim, não”, disse o ministro.

O novo ministro é empresário do setor de comunicação e preside atualmente o diretório do MDB no Pará. A nomeação dele cumpre uma das cotas do partido no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Jader, assim como Renan Filho, senador eleito indicado do MDB para a pasta dos Transportes, segue a trajetória de um dos caciques da legenda: o senador Jader Barbalho. A cerimônia foi acompanhada por diversas autoridades, dentre governadores, senadores, deputados e demais ministros. A lotação do auditório foi superada, e muitos convidados acompanharam a posse de Jader Filho das escadas e corredores.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE