Os projetos de desenvolvimento criados no governo Lula serão acompanhados de perto pelo Ministério do Meio Ambiente, afirma o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). De acordo com o chefe da pasta, a gestão vai “abraçar a causa ambiental” e “trazer o Meio Ambiente para dentro do processo decisório” na construção de iniciativas de desenvolvimento nacional.
“O presidente ao definir Marina quis, nacionalmente e internacionalmente, reafirmar o seu compromisso com a agenda ambiental não só no Brasil, mas no planeta”, declarou. “Então iremos abraçar a causa ambiental, iremos trazer o meio ambiente para dentro do processo decisório, ao invés de ele ser o patinho feio que nega tudo ou cria dificuldades sobre tudo”, acrescentou.
A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (2/1), para o qual Rui é o convidado da noite. O comentário surgiu após ser questionado por Vera Magalhães, que media a entrevista, se Marina Silva enfrentaria dificuldades ao impor que a política verde seja prioridade no governo.
Saiba Mais
“Já dialoguei e vou dialogar de forma intensa com a Marina, trazendo o Ministério do Meio Ambiente para acompanhar os projetos desde o início. Assim, poderá influenciar em alterações desde a concepção inicial. Portanto, quando o ministério receber o projeto para avaliar, ele já vai conhecer”, pontua.
Para Rui, o ministério vai apontar caminhos para projetos necessários serem viabilizados e não barrados. “Ele estará junto conosco, apresentando soluções e os melhores caminhos, garantindo a sustentabilidade dos projetos. Substituiremos o "não pode" pelo "como pode": qual é a solução ambiental que viabilize os projetos do Brasil”, diz.
“Tenho absoluta certeza de que a Marina e toda sua equipe serão enormes parceiros”, aposta.
O programa que recebe Rui Costa é apresentado pela jornalista Vera Magalhães e tem cinco entrevistadores: Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota; Fernando Exman, diretor do Valor Econômico em Brasília; a jornalista Marina Dias, da New Yorker; a repórter de política d'O Globo Jussara Soares; e a repórter especial da Folha de S.Paulo Catia Seabra.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.