O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi empossado no cargo nesta segunda-feira (2/1), em solenidade na sede do Ministério. Dino também empossou o segundo escalão da pasta (veja os nomes abaixo).
"Este será um ministério da paz, da pacificação nacional, da busca da paz verdadeira que é fruto da Justiça", discursou Dino ao tomar posse. "Paz, contudo, com conteúdo", acrescentou.
O ministro também citou a posse presidencial, neste domingo, 1º de janeiro, que classificou como a "mais linda" da história brasileira, e frisou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Planalto apesar dos protestos que tomaram conta do país desde a derrota nas urnas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Lamento muito por todos que apostaram contra e hoje estão pagando as apostas, patrimoniais ou não", disse Dino.
A cerimônia ocorreu no Salão Negro do Palácio da Justiça. Estavam presentes lideranças do novo governo, parlamentares e outras autoridades, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; além da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski.
Também se fizeram presentes membros das forças de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a PF, e a Força Nacional. Logo antes da solenidade, Dino e Andrei Passos cumprimentaram as autoridades que compareceram.
Flávio Dino é ex-governador do Maranhão e foi anunciado ministro da Justiça e Segurança Pública pelo presidente Lula, empossado ontem. Ao fim da cerimônia, Dino deve participar de coletiva de imprensa.
Confira os membros do segundo escalão do ministério da Justiça e Segurança Pública, também empossados hoje:
- Ricardo Garcia Capelo, Secretário-Executivo
- Diego Galdino de Araújo, Secretário-Executivo adjunto
- Augusto Botelho, Secretário Nacional de Justiça
- Tadeu Alencar, Secretário Nacional de Segurança Pública
- Marta Rodrigues de Assis Machado, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas
- Marivaldo de Castro Pereira, Secretário Nacional de Acesso à Justiça
- Rafael de Castro, Secretário Nacional de Políticas Penais
- Elias Vaz, Secretário Nacional de Assuntos Legislativos
- Andrei Augusto Passos Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal
- Antônio Fernando Souza Oliveira, Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal
- Tamires Gomes Sampaio, coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)
- Estela Aranha, coordenadora de Direitos Digitais
- Sheila Santana de Carvalho, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados
- Rafaela Vieira Vidigal, chefe de gabinete
- Lorena Nascimento Lima Ribeiro, chefe da Assessoria de Comunicação
- Telma Moura de Oliveira, chefe do Cerimonial
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Rui Costa toma posse na Casa Civil: "Muito diálogo com o STF e Judiciário"
- EuEstudante MEC fará diagnóstico de obras paralisadas logo no começo da gestão
- Política Primeira mulher no cargo, Nísia Trindade toma posse como ministra da Saúde
- Política Novo comandante da FAB prega "entendimento" diante da "incompreensão de alguns"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.