Ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e do vice, Geraldo Alckmin, acompanhado por Lu Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto neste domingo, 1º de janeiro, com oito representantes de grupos sociais. O grupo de cidadãos passou a faixa para o petista, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a seguir o rito democrático e saiu do país.
Confira quem são os brasileiros que participaram da cerimônia:
Francisco
Francisco tem 10 anos e mora em Itaquera, periferia de São Paulo, filho de uma assistente social e um advogado que atuam nas causas sociais. Em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). Em 2019, esteve em Curitiba para dar "Bom dia, presidente Lula". No mesmo ano, também esteve no Jogo MST - Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque. Depois de assistir ao filme sobre a vida do presidente Lula e pela atenção e carinho que recebeu do presidente no evento de Natal dos Catadores, Francisco diz que também pode ser presidente.
Aline Sousa
Aline Sousa é catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos, sendo a 3ª geração da profissão na família — sua mãe e avó materna são catadoras da mesma cooperativa. Mãe de seis filhos, em 2012, ela foi eleita diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF e, três anos depois, a primeira presidente da entidade. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
Cacique Raoni
O cacique Raoni Metuktire dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz. Tem 90 anos e segue engajado na causa.
Weslley Viesba Rodrigues Rocha
Aos 36 anos, é metalúrgico desde os seus 18 anos. Natural de Diadema, Weslley é casado e pai de dois meninos. Formou-se em Educação Física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do Senai da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. Ele também é DJ em um grupo de rap chamado ‘Falange’ e conta sua caminhada e luta por meio da música.
Murilo de Quadros Jesus
É professor, tem 28 anos, é formado em Letras Português e Inglês (UTFPR). Morador de Curitiba, Murilo atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.
Jucimara Fausto dos Santos
Mora em Maringá, Paraná. É cozinheira e foi em um concurso de culinária na Vigília Lula Livre que ela foi chamada para fazer pão. Cozinhou lá durante dez meses. Hoje, trabalha para a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e faz pães para doação.
Ivan Baron
O jovem potiguar teve meningite viral, doença que causou a sua paralisia cerebral, aos três anos de idade.
Flávio Pereira
Tem 50 anos e mora em Pinhalão, no Paraná. Ele é artesão e esteve na vigília Lula Livre nos últimos 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano.
Bônus
Resistência
A cadela Resistência também subiu a rampa do Palácio do Planalto. A cachorrinha tem 4 anos e foi adotada por Janja quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018. Sem raça definida e sem um tutor, ela ficava no acampamento em frente ao presídio em que o presidente estava.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.