Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar o termo de posse com uma caneta que ganhou em 1989, de um apoiador piauiense, a internet ressuscitou o meme da Caneta Azul — música do cantor maranhense Manoel Gomes, que viralizou nas redes sociais em 2019. Na brincadeira, os internautas fizeram montagens de vídeos com o petista assinando o documento ao som de “caneta azul, azul caneta”.
Ao assinar o documento, o presidente contou que ganhou a caneta de um cidadão piauiense quando ele concorreu à Presidência da República pela primeira vez, em 1989. Nas redes sociais, não faltaram memes, e comparações e comparações com a música que grudou na cabeça da população.
Saiba Mais
À época do sucesso da canção, Manoel Gomes foi a programas de televisão do Brasil e teve a presença comentada por cantores como Marília Mendonça, Wesley Safadão e DJ Alok. Segundo ele, a inspiração veio de um estudante que perdeu uma caneta azul. Ironicamente, Manoel Gomes concorreu ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2022 pelo Partido Liberal — sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o cantor obteve apenas 7.543, ficando em 100º lugar na disputa.
Confira os memes
Manoel Gomes muito a frente do seu tempo https://t.co/xZnINYidfv
— SALEM (@Salemdoalem) January 1, 2023
o homem que deu a caneta para o lula em 89 era apenas um garoto. hoje, ele é manoel gomes caneta azul
— joao, ???? (@joaofcarone) January 1, 2023
Pô, a caneta do Lula é de 89 e a tinta tá funcionando???? Que caneta boa, chupa Manoel Gomes
— ???????? Cid Cidoso (@naosalvo) January 1, 2023Lula é apenas um fantoche de caneta azul pic.twitter.com/KR1GgWRE7W
— Che Gueveiga ? (@CheGueveiga) January 1, 2023
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.