Indicada para comandar a pasta dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara poderá ser a primeira ministra empossada, o que seria uma quebra de protocolo. Na Ordem de Procedência, nome dado ao procedimento de ordem das posses dos ministros, o primeiro a ser oficializado deveria ser Rui Costa, escolhido para chefiar a Casa Civil, porém, o ineditismo do ministério dos povos originários ocasionou a provável mudança.
Já estão presentes no Palácio do Planalto quatro nomes do primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na fila escolhida para acomodá-los na cerimônia de posse, a primeira é Sônia Guajajara (Povos Originários), seguida por Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio Monteiro (Defesa).
Saiba Mais
Para assistir ao empossamento da primeira ministra dos Povos Originários, um comboio de 30 indígenas foi trazido ao Planalto. Entre elas está a deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSol-MG). Oito pessoas são de sua terra natal, no Maranhão, e seis são da família de Guajajara, entre elas sua filha, Y’wara Guajajra, 16 anos.
“É muito emocionante, é de se arrepiar saber a trajetória dela, da minha vida toda, acompanhar ela na luta e ver ela ocupando lugares cada vez mais importantes, principalmente para o país. Ela sempre quis um país melhor e ocupar esses espaços é para se orgulhar bastante, dividindo o espaço com várias pessoas importantes para a luta”, disse Y’wara ao Correio.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.