Uma multidão de apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguem concentrados na Esplanada dos Ministérios e em frente ao Palácio da Alvorada à espera da posse do chefe do Executivo. Um grupo entoou gritos com pedidos de que a faixa presidencial seja transferida à Lula pelas mãos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “Dilma passa a faixa!”, gritaram.
Há ainda um suspense sobre como será feita a transmissão da faixa simbólica. Isso porque Jair Bolsonaro desembarcou para Orlando no último dia 30. Com isso, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) assumiu interinamente a presidência do país até o dia 31.
Saiba Mais
Contrariando os ritos, Bolsonaro escolheu não participar da tradicional transmissão de faixa presidencial, Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul, também não fará a transmissão da faixa a Lula.
“O mandato do presidente em exercício, Mourão, encerra-se dia 31 de dezembro às 00h. A função simbólica de passagem da faixa é do presidente eleito para o outro. Não de um vice”, informou a assessoria de Mourão.
Seguindo a lista de sucessões, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também poderiam assumir a transmissão simbólica do cargo, o que também não foi confirmado.
Além da possibilidade de Dilma passar a faixa, há ainda opções como a entrega ser feita por um grupo diversificado da sociedade.
Por conta do calor na Esplanada, sob o sol, o Corpo de Bombeiros refresca o público com jatos de água.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.