O futuro ministro da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), deputado federal reeleito Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido, neste sábado, com delegações estrangeiras. De acordo com o parlamentar, muitas dessas lideranças querem ter a oportunidade de um encontro bilateral com o petista.
- Lula assume o Planalto pela terceira vez sob olhares de todo o mundo
- Lula monta o ministério, mas ouve queixas de partidos aliados
"O presidente está recebendo representantes estrangeiros", informou a jornalistas no período da tarde, no hotel em que Lula está hospedado. "Temos grande número de representantes de delegações estrangeiras e o presidente Lula está dando toda atenção", disse. "Há Muita gente ainda para receber."
De acordo com Pimenta, Lula está "animado" e "disposto" para a posse.
Durante o dia, houve movimentação de embaixadas que chegaram ao hotel para se reunir com o presidente diplomado.
Até agora, chegaram representantes das embaixadas do Canadá, Chile, Alemanha, Rússia, Guiné Bissau, Espanha, Coreia do Sul e Japão.
A embaixada dos Estados Unidos é esperada.
Pelé
O futuro Secom afirmou que a agenda de encontro com lideranças estrangeiras é um dos fatores que vai pesar para Lula decidir ir ao velório de Pelé, que morreu na quinta-feira, aos 82 anos.
O velório do rei do futebol será realizado na Vila Belmiro, em Santos, na segunda-feira. "O presidente está fazendo um esforço grande para ir. Tínhamos programado de ele ir na segunda-feira", comentou.
Segundo ele, se Lula decidir ir ao velório, o presidente precisa "acelerar um pouco mais essas bilaterais com representações estrangeiras para que não fique nenhuma agenda pendente".
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Mundo Rússia bombardeia a Ucrânia na noite de Ano Novo
- Brasil O que é o 'segundo bissexto' e por que ele será eliminado a partir de 2035
- Política Número de bolsonaristas em QG cai após discursos de Bolsonaro e Mourão
- Cidades DF Grupo de paulistas viaja 16 horas para ver posse de Lula em Brasília
- Cidades DF Jovem de 19 anos é vítima de feminicídio por enforcamento em Ceilândia
- Cidades DF Prepare o casaco e o guarda-chuva para o primeiro dia de 2023
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.