Obituário

Lula lamenta morte do Papa emérito Bento XVI: 'Compromisso com a fé'

O religioso estava com a saúde frágil e o papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste sábado (31/12), por meio das redes sociais, a morte do Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, em Roma.

"Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre".

O religioso estava com a saúde frágil e o papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana. Bento XVI foi papa entre 2005 e 2013, quando renunciou ao cargo.

Saiba Mais

Ratzinger renunciou ao papado em 11 de fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro pontífice a renunciar ao posto em seis séculos. A decisão foi motivada por questões de saúde. Após oito anos de pontificado (2005-2013), período marcado por várias crises, o renomado teólogo alemão foi afetado no início de 2022 pelo escândalo de abusos sexuais contra crianças na Igreja Católica da Alemanha.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Andreas SOLARO/AFP - (ARQUIVOS) Nesta foto de arquivo tirada em 14 de fevereiro de 2015, o Papa Emérito Bento XVI participa de um consistório papal para a criação de novos Cardeais na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O ex-papa Bento XVI não conseguiu deter quatro clérigos acusados ??de abuso sexual infantil na Igreja Católica em Munique, disse o escritório de advocacia que realizou uma importante investigação em 20 de janeiro de 2022. O ex-pontífice - que foi arcebispo de Munique e Freising de 1977 a 1982 - negou "estritamente" qualquer responsabilidade, disse o advogado Martin Pusch de Westpfahl Spilker Wastl, que foi encarregado pela igreja de realizar a investigação. (Foto de Andreas SOLARO/AFP) (Photo by Andreas SOLARO / AFP)
Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press - Ibaneis Rocha recebeu a faixa do ex-governador Rodrigo Rollemberg e tomou posse, pela primeira vez, em 2019, assumindo o comando do Distrito Federal