Funcionária de carreira há 33 anos da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano foi anunciada na manhã desta sexta-feira (30/12) como futura presidente da instituição. Serrano, que atualmente é representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, foi uma escolha que teve o aval da base sindical do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ela será a quarta mulher a presidir a Caixa, segunda oriunda do quadro da instituição. “O presidente Lula mais uma vez resgata o valor do que é para todos, público, valorizando a Caixa e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores”, agradeceu a indicada.
Antes do anúncio, ela se reuniu com o presidente Lula no hotel em que ele está hospedado, momento registrado pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmamm, nas redes sociais.
Reorganização
A escolhida apontou que, nas prioridades da sua gestão, a instituição deve passar por uma reorganização para atender melhor a execução dos programas sociais do governo. “(É preciso) Reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do governo e do Minha Casa Minha Vida, bem como ampliar a parceria com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura”, explicou a futura presidente.
Apoio do movimento sindical
Paulista, Rita Serrano é graduada em Estudos Sociais e História, com mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Em 33 anos de banco, ocupou os mais diversos cargos da instituição.
Em 2017, foi eleita pela primeira vez pelos empregados da Caixa para ocupar assento na mais alta administração do banco, o Conselho de Administração da instituição. Serrano também tem livros publicados, um deles é uma história ‘crítica’ do banco, Caixa, Banco dos brasileiros. Militante do movimento sindical e social, a escolhida para comandar a instituição goza de apoio do movimento sindical para a função.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!