O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou em coletiva, nesta terça-feira (27/12), que ao menos 40 barracas e duas cozinhas já foram desmontadas no acampamento bolsonarista que se localiza na frente do Quartel General (QG), em Brasília. A intenção é que haja uma “desmobilização natural” até o dia da posse, em 1º de janeiro.
“Aguardamos novas operações até a data da posse para que possamos desmobilizar esses movimentos. Temos consciência de que o Exército vem cuidando disso diariamente. Desmontando parte dos acampamentos. Para trazer um movimento de mais tranquilidade. Não só para o momento da posse, mas para os próximo quatro anos. Não consideramos como movimento legítimo o que vem acontecendo. Queremos ter a pacificação da nossa cidade e do nosso país”, informou o governador.
Saiba Mais
Ibaneis confirmou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) está em diálogo com o Exército para “acelerar a desmobilização”. “A desmobilização vem sendo feita, no fim de semana existe um aglomerado maior de pessoas”, complementou.
Após a tentativa de ataque terrorista que ocorreu no último sábado (24/12), a preocupação com a segurança para o evento da posse aumentou. George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, foi preso preventivamente na Papuda.
“Realmente existia uma mentalidade totalmente voltada para o crime, que fez atos preparatórios, inclusive buscando cursos como sniper. Está sendo tratado como ato terrorista”, explicou Ibaneis. As autoridades alertaram que as medidas serão duras para quem tentar repetir o ato ou algo parecido.
“Não serão pequenos grupos terroristas, extremistas que irão emparedar a democracia brasileira. Não tem espaço, não terão espaço. Contamos com o GDF no cumprimento de garantia da ordem pública”, afirmou o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.