PEC DA TRANSIÇÃO

Senado deve aprovar PEC da Transição ainda nesta quarta, diz relator-geral

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) falou com a imprensa após a votação da PEC na Câmara dos Deputados. Proposta vai agora para apreciação dos senadores, por conta de alterações realizadas no texto

O Senado Federal deve aprovar a íntegra do texto da PEC da Transição ainda nesta quarta-feira (21/12), diz o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral do Orçamento. A proposta foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputado durante a tarde desta quarta, e os trechos alterados precisam ser apreciados novamente pelo Senado. 

“Mesmo porque as alterações que foram feitas foram muito pequenas. Entendo que devemos aprovar hoje a mesma PEC que foi aprovada para a Câmara para que ela possa ser promulgada total, e não apenas parcial”, frisou. Caso os senadores deem o aval na sessão que ocorre neste momento, o texto poderá já ser promulgado.

Saiba Mais

Emendas

Devido às últimas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à inconstitucionalidade das RP9 — conhecidas como emendas de relator ou Orçamento Secreto —, foi necessário descrever-se no texto da PEC a destinação dos valores referentes às emendas RP2, destinadas aos Ministérios.

“Estamos no entendimento com as lideranças do Congresso Nacional. Chegando a um denominador comum para a gente alocar esses recursos. Eu como relator-geral não tenho poder para colocar recurso em nenhum lugar. O relator-geral só pode fazer emendas para corrigir erros ou omissões. Não posso fazer de iniciativa própria colocar recurso em nenhum lugar”, afirmou. “Correspondem a 1,2% da receita corrente líquida do país. Com essa nova alteração, esse valor ficará em torno de 2% — uma parte para a Câmara, outra do Senado”, explicou o senador.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais