O futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (19/12) Anelize de Almeida como a procuradora-geral da Fazenda Nacional na nova gestão. Ela será a segunda mulher a ocupar o cargo. Haddad apontou ainda o procurador Gustavo Caldas como o subprocurador-geral da Fazenda Nacional, ocupando o segundo posto na hierarquia do órgão.
"Pouca gente, às vezes, dá a importância devida para a necessidade de uma atuação muito fina da PGFN [Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional] na defesa do tesouro da União", disse o futuro ministro. "Eu cuide pessoalmente da seleção do Dr. Gustavo e da Dra. Anelize para conduzir a PGFN no momento que nós vamos estruturar um grupo para o acompanhamento do risco fiscal do Brasil", completou.
- Orçamento secreto: STF encerra julgamento e derruba recursos
- Haddad: PEC da Transição tentará ser aprovada, mesmo após decisão do STF
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição.
"Nós estamos preparados para dar essa segurança ao ministro Haddad e ao presidente Lula. E além de tudo defender a Fazenda Nacional nos tribunais é uma parte muito importante do nosso trabalho", discursou Anelize. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, Anelize ocupa atualmente o cargo de subprocuradora-geral da Fazenda Nacional. Ela também foi chefe de gabinete da primeira mulher a chefiar a PGFN, Adriana Queiroz de Carvalho.
"A gente tem um projeto de liderança feminina na PGFN, que é uma agenda muito cara para mim", disse ainda Anelize.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.