O deputado federal Alexandre Frota (Pros-SP) criticou os deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores, sigla do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que votaram a favor do projeto que estabelece novos critérios para as emendas de relator, conhecido popularmente como Orçamento Secreto e que foi alvo de críticas do petista durante toda a sua campanha eleitoral.
Na Câmara dos Deputados, a aprovação ocorreu por 398 votos a favor contra 66 votos. Já no Senado, por 66 votos a favor a 20 votos contrários. Quatro parlamentares se abstiveram na Câmara e dois no Senado.
- Rosa Weber vota para tornar orçamento secreto inconstitucional
- Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto
Saiba Mais
Embora a maior parte do Congresso tenha votado a favor, Lula prometeu durante toda a campanha eleitoral combater o Orçamento Secreto.
"Eles conseguiram manter o Orçamento Secreto, até o PT votou a favor do que Lula em campanha criticou e prometeu acabar. 5% serão divididos entre o presidente e o relator da Comissão Mista de Orçamento (o texto não define o percentual para cada um)", escreveu Frota em seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (16/12). Frota não conseguiu se reeleger para um novo mandato.