Os grupos de trabalho (GTs) do governo de transição entregam até este domingo (11/12) seus relatórios finais ao governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os documentos são referentes a cada área temática e serão ainda consolidados em único relatório geral, que deve ser concluído por volta do dia 20 de dezembro.
Segundo o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), os trabalhos serão encerrados amanhã (12/12). A equipe deve deixar, até terça (13/12), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que sediou o governo de transição desde 7 de novembro.
Saiba Mais
"O relatório final terá um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses de governo. As emergências orçamentárias, sugestões de revogações em cada área, proposta de estrutura também, e ações prioritárias", disse Alckmin em coletiva na sexta-feira (9/12).
Mais de 1.200 pessoas participaram da transição, sendo a maioria voluntários, segundo a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O número inclui os nomeados oficiais, integrantes dos grupos técnicos, especialistas e representantes de entidades que passaram pelo CCBB durante o último mês. A equipe foi dividida em 31 GTs, com uma composição próxima ao que será a Esplanada dos Ministérios do governo Lula. Entre os temas estão Cultura, Defesa, Desenvolvimento Agrário, Economia, Igualdade Racial, Educação, e Povos Originários.
Os grupos apresentaram, ao longo das semanas, relatórios prévios em coletivas realizadas no CCBB. De forma geral, o novo governo aponta falta de recursos para quase todos os setores estratégicos e para a manutenção de programas essenciais, como o Farmácia Popular e obras de contenção das chuvas.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.