Após a vereadora Carla Ayres (PT) ter sido assediada durante uma sessão da Câmara Municipal de Florianópolis no plenário pelo vereador Marquinhos da Silva (PSC), o parlamentar se manifestou e disse que o ocorrido foi um "erro". Ela foi abraçada e beijada à força após eles discutirem sobre um projeto de lei nessa quarta-feira (7/12).
"Reconheço meu erro em abordar a vereadora de maneira inconveniente, sem a sua autorização, e diante disso peço minhas sinceras desculpas a ela e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas pelo meu ato. Ressalto que em nenhum momento agi de maneira mal-intencionada, porém, fui infeliz em invadir o seu espaço. Levarei essa atitude equivocada como um aprendizado, compreendendo essa situação e repudiando toda forma de assédio", escreveu Marquinhos nas redes sociais.
Compartilhada por ela, a cena choca (veja o vídeo).
Saiba Mais
Na gravação, é possível ver a vereadora andando por um corredor do plenário e quando o político dá a mão para cumprimentá-la. Ele segura o braço de Carla Ayres e, em seguida, se levanta para agarrá-la. Ela é segurada por trás e Marquinhos da Silva ainda a beija na bochecha à força. No final, o vereador sai rindo da situação.
“No dia em que aprovamos a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Florianópolis, mais uma cena de assédio que precisamos lutar para que não ocorra nas ruas e nos parlamentos do nosso país. Não é brincadeira se só um riu!”, escreveu a parlamentar.
No dia do episódio, a Câmara Municipal aprovou um projeto para viabilizar a criação da Procuradoria Especial da Mulher. O órgão tem como papel receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios das mulheres no combate às violências de gênero, além de atuar para melhorar o alcance das ações e dos trabalhos, de forma cooperada e em rede com órgãos públicos e instituições.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!