O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), soltou uma nota no final desta quarta-feira (7/12) sobre a crise política no Peru. Mais cedo, Pedro Castillo foi destituído da presidência do país e preso após tentar dissolver o Congresso peruano e chamar novas eleições. A vice-presidente do país, Dina Boluarte, foi convocada para assumir a chefia do Executivo.
Sem questionar a destituição de Pedro Castillo, Lula desejou à presidente empossada êxito na tarefa de reconciliar o país. No entanto, ele apontou preocupação quanto à "destituição constitucional” do presidente eleito democraticamente, mas considera que tudo foi realizado dentro dos marcos constitucionais.
Ao fim da nota, Lula reafirmou a disposição do seu governo em construir uma política externa que possibilite a integração da região da América Latina. Antes de divulgar a nota, o presidente eleito, segundo informou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, conversou com diplomatas brasileiros sobre o assunto. Antes, o coordenador técnico da transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante, disse que ainda não tinha informações para se posicionar e não saberia dizer o que podia ser narrativa e o que era fato.
Leia a íntegra da manifestação do presidente eleito.
Manifestação sobre a posse da Presidenta Dina Boluarte no Peru
Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.
Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.
Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.
Luiz Inácio Lula da Silva
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.