Congresso

Comissão receberá ministro da Educação para explicar cortes em universidades

Audiência está marcada para o próximo dia 14. Universidades federais alegam não ter verba para arcar com custos básicos

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados receberá o ministro da Educação, Victor Godoy, para explicar os cortes de recursos de universidades e institutos federais que chegam a R$ 438 milhões. A audiência está marcada para o próximo dia 14 e ocorrerá em conjunto com a Comissão de Educação. O requerimento de convocação, transformado em convite, é do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO).

"A situação é muito preocupante nas instituições de todo o país. Universidades informaram que não têm recursos sequer para pagar contas básicas, como água e energia", afirma o parlamentar. É o caso da Universidade de Brasília (UnB), que alega não ter recursos para pagar o auxílio estudantil, contratos do Restaurante Universitário, da segurança, de manutenção, de limpeza e todas as demais despesas do mês de dezembro, incluindo projetos de pesquisadores.

A situação pode afetar até mesmo a situação dos hospitais universitários. Levantamento da equipe de transição do presidente eleito Lula aponta que são 30 unidades no país, com cerca de 14 mil médicos residentes bolsistas. "Quando o governo retira recursos das universidades e institutos federais, não prejudica só a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade, que se beneficia dos projetos, das pesquisas e do atendimento oferecido pelas instituições", destaca o parlamentar.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais