A funcionária pública Gabriela Machado, 30 anos, chegou em Brasília, na tarde deste sábado (31/12). Ele veio de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, para participar da festa de posse do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim como outros turistas, ela passará o dia na Esplanada dos Ministérios acompanhando os eventos relativos ao retorno ao poder do ex-presidente, que agora assume o seu terceiro mandato.
"Eu não votava nos primeiros mandatos do Lula. Foi a primeira vez que votei nele", disse ao desembarcar por volta das 16h, ansiosa para encontrar outros apoiadores do presidente. "Meu pai chegou antes e só vamos deixar a mala no hotel. Esperamos uma cerimônia emocionante amanhã, quando vamos retomar o país", disse.
O clima festivo foi coroado com um figura de destaque no voo. "A [ex-presidente] Dilma [Rousseff] estava no avião", revelou. No mesmo avião, estavam músicos do Festival do Futuro, como Martinho da Villa e Leoni. O entusiasmo é divido em família também para Cláudia Jack, 65 anos, analista de sistemas, que veio para o evento acompanhada do marido Márcio Adriano, gestor de 61 anos, e do filho Bruno, estudante de 22 anos.
"Queremos uma posse em paz. O melhor para a democracia no Brasil. Será um grande período de reconstrução do país", disse Cláudia.
Mãe e filha, Tatiana Brandão, professora de artes de 42 anos, e Nara Brandão, 20, disse que vai curtir a posse na companhia de amigos. Criadora do movimento Feira Vermelha, ela trouxe produtos para doar a outros apoiadores do presidente Lula, e relatou uma animada viagem. "Viemos cantando 'Tá na hora do Jair embora'. Criamos produtos temáticos em parceria com o Armazém do Campo, que vende produtos do Movimento Sem Terra (MST)".
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.