Faltando menos de 48 horas para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores do petista chegam a Brasília para a solenidade de 1º de janeiro de 2023. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram passageiros em voos gritando o nome de Lula e cantando a música Tá na hora do Jair, já ir embora — a canção dos artistas Juliano Maderada e Tiago Doidão, que viralizou durante a campanha eleitoral (veja vídeo).
Para a posse, são esperadas cerca de 300 mil na Esplanada dos Ministérios. Por motivos de segurança, somente 30 mil pessoas poderão ocupar a Praça dos Três Poderes para assistir ao vivo o presidente eleito subir a rampa do Planalto. O acesso ao local, no entanto, só poderá ser feito até as 12h30.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) elaborou um Protocolo de Operações Integradas, com participação de órgãos federais e locais, com ações coordenadas de segurança que visam a manutenção da ordem pública e a segurança do público, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento. O objetivo é manter uma atuação integrada e coordenada e reforço da segurança durante a solenidade e demais eventos relacionados, no dia da solenidade.
Na quinta-feira (29/122), um grupo de petistas chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília e cantou a música Tá na hora do Jair, já ir embora, em comemoração à saída de Jair Bolsonaro (PL) do cargo de presidente da República. Derrotado na disputa, o futuro ex-presidente deixou o país para passar uma temporada nos Estados Unidos. Contrariando o rito, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) deve passar a faixa presidencial a Lula.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.