O presidente Jair Bolsonaro chega ao fim do mandato com 37% de rejeição, segundo a pesquisa Datafolha. Outros 39% consideram o governo ótimo ou bom e 24% declaram que viam o período como regular. O resultado é o pior entre todos os primeiros mandatos, desde a redemocratização — com exceção a Fernando Collor, que em 1992 renunciou ao se tornar alvo de impeachment e não concluiu o mandato.
O levantamento foi feito nos dias 19 e 20 de dezembro e ouviu 2.206 eleitores, em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Bolsonaro tornou-se o primeiro presidente a não se reeleger desde a redemocratização. Segundo o Datafolha, Fernando Henrique Cardoso, no fim de 1998, teve uma aprovação de 35%, reprovação de 25% e 37% regular. Lula terminou o primeiro mandato com 52% dos brasileiros considerando seu governo ótimo ou bom, 14% ruim ou péssimo e 34% regular. Dilma Rousseff, em 2014, reunia a aprovação de 42% dos entrevistados, 14% de reprovação e 34% regular.
O levantamento deste ano demonstra diversas turbulências dos quatro anos de Bolsonaro como presidente. Entre crises políticas, a pandemia da covid-19 e manifestações em que instigou eleitores a violência, com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o ápice de aprovação ocorreu no segundo semestre de 2020, quando os primeiros efeitos do auxílio emergencial foram sentidos pela parcela mais pobre da população.
Em dezembro de 2021, a rejeição ao presidente alcançou o pico na marca de 53%, retrato do clima pós-manifestações de 7 de setembro, convocadas pelo próprio presidente, e dos impasses em torno dos benefícios sociais que viriam a ser prensados no Auxílio Brasil.
Comparativamente, em 2006, Lula encerrava o seu primeiro momento na presidência com 84% dos brasileiros acreditando que o governo havia deixado um país melhor e 12%, um pior.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.