O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30/12), na portaria do hotel onde está hospedado o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Setor Hoteleiro Sul em Brasília, o nome de quem irá comandar a Caixa e o Banco do Brasil. As escolhidas foram Rita Serrano e Tarciana Medeiros respectivamente.
“Tenho a honra de apresentar as novas presidentas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal a Rita Serrano, que é uma funcionária da Caixa ha 33 anos, vai assumir a presidência a partir de 1º de janeiro. E no Banco do Brasil, pela primeira vez na nossa história, vamos ter uma mulher à frente do banco, que é a Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de casa. Portanto, 22 anos de Banco do Brasil”, disse Haddad aos jornalistas.
Saiba Mais
- Política Marina Silva no governo Lula: os planos da futura ministra do Meio Ambiente
- Política Lula sobre posse: "Quem perdeu as eleições que fique quietinho"
- Política Ciro Nogueira e mais dois ministros de Bolsonaro já pediram exoneração
- Política Bolsonaro chora em live de despedida: "O bem vai vencer o mal"
O anúncio segue a promessa do presidente eleito de indicar, pela primeira vez, para o Banco do Brasil — instituição com mais de 200 anos — uma mulher para o posto mais alto da instituição financeira. Antes do anúncio, as duas se reuniram com o presidente Lula no hotel, momento registrado pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmamm, nas redes sociais.
Muita alegria hj por participar do momento em que o presidente Lula convidou duas mulheres para presidir dois grandes bancos: Caixa Econômica e Banco do Brasil! Parabéns e sucesso Rita Serrano e Tarsiana Medeiros pic.twitter.com/MZ7InLGB1J
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 30, 2022
Haddad apontou que o desafio, no primeiro momento, será tratar das famílias endividadas com linha especial de crédito. “O projeto de imediato que teremos que desenvolver nas próximas semanas é a questão das famílias que estão endividadas, famílias de baixa renda, para as quais a gente deve oferecer uma linha especial de crédito.”
Ainda é esperado para hoje o anúncio do senador Jean Paul Prates no comando da Petrobras, empresa ligada ao Ministério das Minas e Energia, pasta que será comandada pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Sem vácuo na presidência: o que acontece entre fim do mandato de Bolsonaro e posse de Lula
- Política Governo autoriza Bolsonaro a levar assessores de apoio e segurança aos EUA
- Política Revogada portaria que impedia presença de Maduro na posse de Lula
- Política 'Falta de liberdade' e eleição: veja o que disse Bolsonaro em live de despedida
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.