O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou, nesta quarta-feira (28/12), uma cartilha com 14 dicas para a segurança das pessoas que vão acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 1° de janeiro, na Esplanada dos Ministérios. Brasília está em estado de alerta após tentativa de atentado terrorista na véspera do Natal. O governo do Distrito Federal disponibilizará efetivo integral das forças de segurança da capital. A Polícia Federal e a Força Nacional também vão atuar na posse presidencial.
- PF disponibilizará mil agentes com experiência em grandes eventos para posse
- Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na posse de Lula
O PT orienta que as pessoas evitem se deslocar sozinhas e que levem somente o necessário ao evento. "É mais seguro reunir um grupo de amigos, ou misture-se à multidão", diz o texto. É recomendado, também, marcar pontos de referência para evitar se perder e identificar os locais de banheiros, postos policiais e de atendimento médico.
Não responder a provocações é outra dica do partido do presidente eleito Lula. "Comunique qualquer ocorrência imediatamente às Forças de Segurança Pública responsáveis pelo evento e, assim que possível, ao coordenador da sua caravana", diz a cartilha.
Em caso de ameaças, é necessário procurar os policiais civis e registrar Boletim de Ocorrência. "Procure gravar o máximo possível de detalhes das pessoas, dos locais onde você estava. A polícia sempre pede pelo máximo de informações", reforça a cartilha. São esperadas cerca de 300 mil pessoas na posse presidencial. Além das solenidades, haverá shows de diversos artistas no Festival do Futuro, que deve ocorrer até a madrugada.
Confira as 14 dicas de segurança:
- Evite se deslocar sozinho;
- Em caso de deslocamento solitário, evite qualquer objeto que identifique sua opção política, especialmente em locais desconhecidos;
- Leve ao evento somente o necessário;
- Caso opte por levar objetos pessoais (bolsa, celular, câmera, relógio...), mantenha-os
sempre à vista e à frente do corpo; - Fique atento a esbarrões e empurrões, pois alguém pode estar tentando furtar algum pertence;
- Ao chegar ao local do evento, identifique banheiros, postos policiais e postos de atendimento médico;
- Marque um ponto de referência com seus amigos;
- Saia com o celular na carga máxima. Se possível anote em um papel telefones de contato
urgentes para o caso de perder seu celular; - Mantenha fácil acesso ao contato do coordenador da sua caravana;
- Não responda a provocações verbais e físicas;
- Se presenciar alguma briga ou confusão, afaste-se do local e avise às Forças de
Segurança Pública; - No fim do evento, espere um pouco para ir embora, a fim de evitar trânsito e confusão;
- Em caso de perda de documentos, o primeiro passo é fazer o registro do Boletim de
Ocorrência (B.O.) em qualquer delegacia de Polícia Civil ou por meio da delegacia eletrônica - Importante registrar as ocorrências de ameaças nas delegacias de polícias civis
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Sobe para 110 número de cidades em situação de emergência em Minas
- Brasil Caso Beatriz: em Petrolina, 42 facadas, falhas técnicas e a espera pelo júri popular
- Ciência e Saúde Os desafios de pessoa com transtorno de personalidade limítrofe para namorar: "Fico logo obcecada"
- Ciência e Saúde Aranhas sonham? Confira descobertas inusitadas do reino animal
- Mundo As pessoas que arriscam suas vidas para limpar campos minados
- Diversão e Arte Documentário do Disney+ comemora centenário de Stan Lee
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.