Em conjunto com as demais forças de segurança, a Polícia Federal (PF) disse, nesta quarta-feira (28/12), que disponibilizará mil agentes para trabalhar no evento da posse, no próximo dia 1º de janeiro, em Brasília. A segurança foi reforçada após a tentativa de explosão de uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, no último sábado (24).
“A Polícia Federal atua em conjunto com as demais forças de segurança pública do Distrito Federal em prol dos eventos da posse presidencial, de forma a garantir de maneira eficaz o cumprimento de suas atribuições legais e a proteção das autoridades sob sua responsabilidade”, declarou, em nota, ao Correio.
Sobre a proteção das autoridades, incluindo as estrangeiras, a PF afirma que “cada autoridade passa por uma análise de risco, que indica o nível de proteção adequado”.
Saiba Mais
Os servidores que irão atuar na ocasião tem experiência com grandes eventos e são especializados nas áreas de segurança de dignitários, inteligência, entre outros. A PF também indicou que tem monitorado as situações e movimentações desde a conclusão do 2º turno das eleições. A corporação tem feito um trabalho de coleta de dados, integrado com as demais forças de segurança.
"Diversos relatórios estão sendo produzidos, servindo de assessoramento aos dirigentes, a fim de proporcionar a tomada de decisões para a manutenção da ordem pública”, disse a PF ao G1.
Planejamento em fase de elaboração
Ontem, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou que o roteiro da posse não será alterado e que o trabalho das equipes de segurança é oferecer um “cardápio de opções” e um planejamento “dinâmico”. Dessa forma, a execução do plano abre possibilidades para que decisões sejam tomadas no dia 1º pelo próprio presidente.
A Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP/DF) afirmou que “todo efetivo disponível das forças de segurança estará atuando, ou de sobreaviso” para o evento. No entanto, segundo o órgão, a quatro dias do evento, os detalhes do planejamento ainda estão em fase de elaboração.
“O plano de segurança pública para o dia da posse presidencial está em fase de elaboração e, assim como em todos os eventos deste tipo ocorridos no Distrito Federal, o planejamento está sendo constituído com a participação de instituições locais e federais”, informou.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Empresário bolsonarista preso tentou fazer curso de sniper em Brasília
- Política GDF mantém diálogo com Exército para desmobilizar acampamento no QG até dia 1º
- Política Bolsonaro nomeia indicado de Lula para o comando do Exército
- Política Janja leva cadela Resistência ao Parque da Cidade: "Treino para a posse"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.