Novo Governo

Haddad rebate críticas de que não gostaria de Tebet na pasta do Planejamento

Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira (26/12), o futuro ministro da Fazenda alegou que apenas pensava em um perfil diferente para assumir a pasta

Raphael Felice
Taísa Medeiros
postado em 26/12/2022 21:57
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Ainda restam 16 ministérios a terem os titulares anunciados pelo governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao longo da tarde e noite desta segunda-feira (26/12), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve reunido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com alguns dos secretários e ministros já nomeados para receber diagnósticos e avaliar os próximos passos. Ainda restam oito pastas em disputa para os partidos do Centrão que se aliaram a Lula — o MDB, PSD e União Brasil.

Um dos nomes que ainda não foi vinculado a nenhuma pasta é o da ex-candidata à presidência da República Simone Tebet (MDB). A senadora já foi cotada para o Ministério da Educação, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente e agora é um dos prováveis nomes para assumir o Ministério do Planejamento.

Segundo interlocutores, o imbróglio em torno do nome de Tebet está relacionado ao fato de que os bancos públicos, hoje sob o guarda-chuva do Ministério da Economia, já tem nomes indicados para seus comandos, e não devem ficar sob liderança do Ministério do Planejamento. No entanto, Haddad, não confirmou que Tebet havia feito as pedidas, e afirmou que havia feito sondagens a ex-governadores, perfil que considerou ideal para assumir o Planejamento, antes do nome de Tebet surgir como possibilidade para a pasta.

“Eu acho que a conversa deve acontecer essa semana (sobre Tebet). Me perguntaram sobre isso, eu participei até semana passada de algumas sondagens. a imprensa chegou a divulgar, porque quando o presidente me solicitou o perfil do ministro do planejamento, eu entendi, isso há 3 semana atrás, que a gente deveria sondar ex-governadores que tinham arrumado a casa e tínhamos muitos governadores nessa situação: Rui Costa, Wellington Dias, Camilo Santana, Jorge Vianna e Renan Filho”, disse ex-prefeito de São Paulo. A expectativa é que Tebet e Lula se reúnam amanhã para definir a pasta a ser assumida pela senadora.

O futuro ministro da Fazenda também acenou positivamente a Tebet, e disse que a considera “muito qualificada”. “Não vejo nenhuma dificuldade com relação a isso, muito pelo contrário. Acho que é uma pessoa que somou durante a campanha assim como a Marina (Silva, deputada eleita)”, afirmou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação