Novo Governo

Lula convida Tebet para o Meio Ambiente, mas aguarda reunião com Marina

Presidente eleito tenta acordo com aliadas para definir qual ministério a senadora vai ocupar; pastas de Cidades e Planejamento são as outras opções

Estado de Minas
postado em 23/12/2022 17:52
 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu o Ministério do Meio Ambiente para a senadora Simone Tebet (MDB) nesta sexta-feira (23/12) durante uma reunião em Brasília, no Distrito Federal.

De acordo com informações da GloboNews, a conversa foi "inconclusiva" porque Tebet não quer atravessar o caminho da ex-ministra Marina Silva (Rede). Para resolver a situação, Lula também vai se reunir com a aliada nas próximas horas.

Aliados do petista articulam para que Marina ocupe o cargo de autoridade climática, com status de ministério ligado à Presidência da República. Com isso, Tebet poderia ficar com o Meio Ambiente. Outra possibilidade, seria Tebet ficar com a pasta de Cidades ou Planejamento.

Servidores do Ministério do Meio Ambiente emitiram uma nota reforçando a necessidade da nomeação de alguém respeitado por ambientalistas. "A Ascema Nacional [Associação Nacional dos Servidores Ambientais] se posiciona favorável a um nome de uma liderança que defenda a pauta socioambiental de fato, frente ao caos e desafios atuais", diz a associação de servidores.

Reservadamente, a nota é tida como um sinal de reforço ao apoio dos trabalhadores da área ao nome da ex-ministra.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação