O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (21/12) o balanço dos investimentos e resultados da gestão do período de 2019 a 2022. Na reunião realizada na sede do Ministério da Saúde (MS) foram apresentados temas como enfrentamento da Pandemia, doses de vacinas, incorporação de medicamentos no Programa Farmácia Popular e fortalecimento da atenção primária à saúde.
Segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o Brasil se saiu muito bem no enfrentamento da Pandemia de covid-19. "Não há terra arrasada nenhuma no Ministério da Saúde, absolutamente nenhuma. Quando se fala que o SUS foi destruído no atual governo, essas pessoas devem se esquecer que quando tiveram aqui no período de 2008 a 2018 fecharam 40 mil leitos hospitalares. Essas pessoas que falam em terra arrasada devem estar falando deles. Nós estamos absolutamente tranquilos com o que fizemos nessa gestão do ministério da saúde", disse
Em relação às baixas coberturas de vacinação no Brasil, Marcelo Queiroga afirmou que o país está próximo de receber o certificado de eliminação do sarampo. "A cobertura vacinal que existe hoje é a cobertura real. Não é uma 'pedalada' vacinal. Ah, as coberturas estão baixas! As coberturas estão baixas no mundo inteiro, não é só no Brasil", observa. "Estamos próximos de receber novamente o certificado de livre de sarampo. O sarampo foi reintroduzido pela fronteira da Venezuela. Nenhum outro ministro da saúde vacinou tanto quanto eu."
Entretanto, a gestão de Jair Bolsonaro (PL) deixará a administração do país com um dos índices mais baixos de vacinação desde 2015. A campanha de imunização realizada pela pasta teve que ser estendida até o fim de setembro e não atingiu mais que 70% da população.
Especialistas vêm alertando que a queda da cobertura vacinal representa um grande risco da reintrodução de doenças que podem sair repentinamente de controle, como o sarampo e a poliomielite — essa última tinha sido oficialmente eliminada do território nacional em 1989.
*Estagiária sob a supervisão de Ronayre Nunes
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.