O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta sexta-feira (16/12) outros quatro nomes de cargos estratégicos para a pasta. O “número três” do ministério será Diego Galdino, que assume o cargo de secretário-executivo adjunto da pasta. O secretário-executivo da pasta, anunciado nesta semana — e que corresponde ao “número dois” do ministério —, será Ricardo Cappelli.
O ex-deputado federal Wadih Damous (PT) assumirá a Secretaria Nacional do Consumidor. A advogada Tamires Sampaio será a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que será restabelecido pelo novo governo. A também advogada Sheila de Carvalho, por sua vez, será nomeada assessora especial do gabinete da pasta e assumirá a presidência do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).
“O nosso objetivo é que nós tenhamos, até o dia 20, o preenchimento de todos esses cargos. Temos, portanto, a preocupação de ser um ministério que seja a expressão da sociedade no seu interior, no seu âmbito, com homens, mulheres, e membros de movimentos sociais”, declarou Dino em coletiva de imprensa, realizada em um hotel de São Luís, Maranhão.
Saiba Mais
- Política Congresso aprova resolução que amplia transparência às emendas do relator
- Política Em Brasília, Lula se reúne com Múcio em hotel onde está hospedado
- Política Após análise do código-fonte, USP rechaça teses do PL sobre falha em urnas
- Política Com Lira, PT avalia ter votos para aprovar PEC da Transição
Segundo Dino, a estrutura gerencial do Ministério da Justiça e Segurança Pública já está montada. Wadih Damous, além de parlamentar, também já presidiu a OAB-RJ e a Comissão Estadual da Verdade no mesmo estado. “Ele vai coordenar o Sistema Nacional do Consumidor com desafios muito prementes, a exemplo do combate ao superendividamento, que é um tema central para que nós tenhamos essa atuação efetiva, eficaz, do Código de Defesa do Consumidor'', declarou Dino.
Tamires Sampaio é mestre em Direito Político e Econômico pela Mackenzie, e pesquisadora da área de Segurança Pública, atuando como secretária-adjunta da segurança em Diadema, São Paulo. Tamires também é militante do movimento negro, Retomado a partir do ano que vem, Pronasci foi criado no segundo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e é voltado ao combate à criminalidade e segurança pública integrado também a programas sociais.
A advogada Sheila de Carvalho, também militante do movimento negro, tem atuação internacional no tema dos Direitos Humanos e atua no grupo Prerrogativas. Ela também coordena o Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. “Ela será assessora especial do gabinete do ministro, com ênfase em temas atinentes ao combate ao racismo, com diálogo com os movimentos sociais de forma geral, e ela vai presidir o Conare”, anunciou Dino.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Congresso aprova resolução que amplia transparência às emendas do relator
- Política Em Brasília, Lula se reúne com Múcio em hotel onde está hospedado
- Política Após análise do código-fonte, USP rechaça teses do PL sobre falha em urnas
- Política Com Lira, PT avalia ter votos para aprovar PEC da Transição
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.