O vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache, disse que não tem como não reconhecer a relevância da infraestrutura pela sua externalidade. Para o especialista, contudo, há no Brasil agendas imensas em áreas como mobilidade, logística, energia, telecomunicações, que são, segundo ele, "áreas cada vez mais importantes", mas ainda faltam recursos.
“São muitas agendas simultâneas que devem ser atacadas e, obviamente, não há recursos, não há energia, não há capital humano, não há capacidade política para enfrentar todas as demandas necessárias”, afirmou nesta quinta-feira, (15/12), no seminário Desafios 2023 — o Brasil que queremos. Organizado pelo Correio Braziliense, o evento é realizado de forma semipresencial no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com transmissões nas redes sociais e no site do jornal.
Saiba Mais
Arbache disse, contudo, haver uma agenda que pode ser especialmente transformadora quando se pensa no médio a longo prazo no país. “Essa agenda é, sim, da área de infraestrutura, mas é o que a gente tem chamado de ‘powershare’. Estamos nos referindo a movimentos mais associados a questões geopolíticas”, explicou.
De acordo com ele, o powershare “se refere a tudo que tem a ver quando há possibilidades de energia verde, barata, abundante e segura como fator determinante na tomada de decisão sobre a localização de investimentos, especialmente naqueles que são intensivos em energia”.
Correio Debate
O seminário Desafios 2023 — o Brasil que queremos reúne grandes especialistas, executivos, autoridades e integrantes da equipe de transição de governo para abordar as novidades e as transformações no próximo ano.
O formato do debate do Correio tem quatro painéis de discussão de temas que dominarão o cenário econômico do próximo ano: Responsabilidade fiscal e social, O crescimento passa pela infraestrutura, Educação: a sociedade quer ser ouvida e A saúde como fonte de sustentabilidade da nação. O encerramento do evento será feito pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política União não segue responsabilidade fiscal, mas exige dos outros, diz pai da LRF
- Política "No Brasil, o político se orgulha quando gasta muito", critica economista
- Política Latif sobre investir em infraestrutura: "Primeiro é preciso reforçar governança"
- Política Abertura da economia será fundamental para o crescimento, diz Fraga
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.