O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) declarou nesta terça-feira (13/12) que a transição coordenada por ele foi "a mais participativa de todos os governos". Ele discursou hoje na solenidade de encerramento do governo de transição, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em indireta ao presidente Jair Bolsonaro (PL), Alckmin afirmou ainda que "não se faz campanha de um governo democrático em cima de uma motocicleta".
"Nós podemos dizer que essa foi a transição mais participativa de todos os governos. Foram perto de mil participantes, mas, se contarmos técnicos, participações a distância, foram mais de cinco mil pessoas que deram sua contribuição voluntária", garantiu. Oficialmente, foram 940 integrantes. O vice-presidente eleito também citou que houve "metade do gasto e participação muito maior" em relação ao último governo de transição, de Michel Temer (MDB) para Bolsonaro. "Não se faz uma campanha de um governo democrático em cima de uma motocicleta, numa motociata. A gente faz andando, conversando", completou.
Saiba Mais
- Política Margareth Menezes confirma que será ministra de Lula na Cultura
- Política Marcelo Castro afirma que PEC da Transição salvou Orçamento de 2023
- Política Lula reúne-se com Conselho de Participação Popular da Transição
- Política Haddad confirma Gabriel Galípolo como número 2 do Ministério da Fazenda
A solenidade ocorre nesta tarde, no auditório do CCBB, que sediou o governo de transição desde 7 de novembro. Estão presentes também a futura primeira-dama, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, o coordenador dos GTs da transição, Aloizio Mercadante, a presidente nacional do PT e coordenadora da articulação política da transição, Gleisi Hoffmann, o coordenador-executivo da transição, Floriano Pesaro, e os futuros ministros Flávio Dino, Rui Costa e Mauro Vieira.
Compareceram ao auditório parlamentares, autoridades e integrantes da transição, incluindo a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a ex-ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.