A cantora Margareth Menezes anunciou, nesta terça-feira (13/12), que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o cargo de ministra da Cultura no governo petista. A pasta será recriada no novo governo após ter sido extinta no início da gestão Bolsonaro. O Ministério tinha sido transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo.
O nome de Margareth Menezes já vinha sendo cotado nos últimos dias. Nesta terça, antes do anúncio oficial, Margareth esteve reunida com Lula em um hotel em Brasília, um dia após a diplomação do petista como Presidente da República.
Margareth Menezes
Margareth nasceu em 1962, em Itapagipe, Salvador. A carreira como artista começou no teatro nos anos 1980. O primeiro álbum foi lançado em 1988. De lá para cá, foram mais de 10 álbuns lançados e várias indicações ao Grammy. Ela também conquistou dois troféus Caymmi e quatro troféus Dodô e Osmar
Margareth Menezes fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos. Ela também dirige o Mercado Iaô, agência de produção cultural na Bahia. Ela ainda é embaixadora da IOV-UNESCO, grupo que visa preservar e fomentar a produção cultural. Em 2022, ela foi eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo pela lista da Most Influential People of African Descent
Ministério da Cultura
A escolha de Lula por uma artista para comandar a pasta da Cultura se assemelha a estratégia do petista no primeiro mandato, quando ele escolheu Gilberto Gil para comandar a pasta. O nome de Margareth é um dos que deve está presente na posse de Lula em 1° de janeiro. Além dela, o evento contará com apresentações de Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves. Pelo menos 30 artista foram confirmados até o momento. As apresentações estão marcadas para começar às 12h com entrada gratuita.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Cleo relembra escândalo sobre boatos de flagra com Orlando Morais na cama
- Diversão e Arte Silvio Santos celebra 92 anos e reúne família em festa simples
- Cidades DF Forças policiais trabalham para punir responsáveis por vandalismo
- Brasil Ladrão rouba casa de delegado em BH, mas devolve tudo com bilhete
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.