O presidente eleito e recém-diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na residência do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, neste início de noite para uma confraternização. Ele e o vice eleito Geraldo Alckmin (PSB) chegaram logo após a solenidade de diplomação no cargo de presidente da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12/12).
Altas autoridades da República foram convidadas, entre elas, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Também participam da confraternização membros do governo de transição e ministros já anunciados por Lula, como Fernando Haddad e Rui Costa (Casa Civil).
- Em diplomação no TSE, Lula chora e faz discurso pela democracia; veja vídeo
- Lula é diplomado em cerimônia no TSE: "Vocês ganharam esse diploma"
Ministérios
Ao chegar à casa de Kakay, Rui Costa informou que o número de ministérios está sendo fechado nesta segunda-feira e deve ficar acima de 35. Ele confirmou que a área de Planejamento deve ter uma estrutura própria, separada da Gestão e Governo Digital. Assim, o atual superministério da Economia será dividido em quatro: Fazenda, Planejamento, Indústria, comércio exterior e serviços e Gestão e governo digital.
Nesta terça-feira (13), os grupos temáticos do governo de transição entregam seus relatórios finais aos coordenadores da equipe e ao presidente Lula.
Costa informou ainda que os bancos públicos ficarão no guarda-chuva do Ministério da Fazenda, com exceção do BNDES, que integrará a nova pasta de Indústria, comércio exterior e serviços.
Também estão na comemoração o vice-presidente do Senado, Vital do Rêgo, os senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues, o deputado André Janones, os deputado eleitos Guilherme Boulos e Marina Silva — ambos contados para integrar o novo ministério —, e o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.