O presidente da república Jair Bolsonaro (PL) fez uma aparição de cerca de 30 minutos no espelho d'água do Palácio da Alvorada para acompanhar a cerimônia da troca de bandeira. A ação acontece um dia antes da diplomação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o diploma que confirma a vitória nas urnas.
Sem discursar, Bolsonaro foi acompanhado por uma multidão de manifestantes que vestiam camisetas verde e amarela, seguravam bandeiras do Brasil e gritavam "presidente Bolsonaro", como apoio ao chefe do Executivo. A cerimônia foi transmitida em uma live. Não houve tumulto. As pessoas assistiram à movimentação do outro lado do espelho d'água e pediam para que Bolsonaro se pronunciasse. Uma mulher chegou a oferecer o megafone para Bolsonaro discursar.
Saiba Mais
- Política Lula recebe Rui Costa em Brasília para discutir composição do governo
- Política Lira encontra líderes do PT para discutir tramitação da PEC da Transição
- Política Economia rebate críticas da transição e diz que Brasil não está "quebrado"
- Política GTs da Transição entregam hoje ao governo eleito seus relatórios finais
Visivelmente emocionado, ele estava acompanhado de seguranças. Uma criança foi trazida da multidão e desfilou pelo gramado, de mãos dadas com o presidente. Em seguida, foi entregue aos pais por um segurança que entrou na água.
Enquanto os soldados soavam as trombetas para hastear a bandeira, Bolsonaro levantou um dos braços, dando a entender que se mantinha firme. Acompanhou a troca da bandeira em posição de sentido. Todos cantaram o hino nacional e depois Ibi Batista (PSD), que concorreu à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal, e se identificou como pastor em Brasília há 35 anos, orou pelo Brasil, pedindo paz à nação. Todos o acompanharam no Pai Nosso.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.