O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve chegar em instantes ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde fará um pronunciamento à imprensa. O petista deve anunciar, nesta sexta-feira (9/12), os primeiros ministros do novo governo.
Entre os nomes esperados, como antecipou hoje o Correio, estão os dos ministros da Defesa, Fazenda, Relações Exteriores, Justiça e Casa Civil. Também é aguardado que o futuro chefe da pasta da Defesa, ou o próprio Lula, anuncie os comandantes das três forças. Um dos motivos apontados por interlocutores da transição para essa antecipação é evitar a quebra de hierarquia em função da expectativa de renúncia dos comandantes das três forças militares.
O auditório do CCBB já conta com centenas de jornalistas, mas o anúncio, marcado para as 10h, ainda não havia começadouma hora depois. Faltando minutos para as 11h, o presidente eleito ainda não havia saído do hotel em que está hospedado, no Setor Hoteleiro Sul, onde agora há pouco chegou o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Saiba Mais
- Política Lula diz que terá que fazer varredura no Palácio da Alvorada antes de se mudar
- Política Lula usa critério de idade para escolher comandantes das Forças Armadas
- Política Análise: A primeira impressão do novo governo é a moderação
- Política Chico Pinheiro diz que Bolsonaro abandonou o cargo: 'Por que não renuncia?'
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.